quarta-feira, 1 de julho de 2009

Suporte e apoio pedagógico Artes

Este trabalho foi desenvolvido no ano de 2008 pelas professoras do projeto de artes com todas as turmas da escola.





Através do projeto “Explorando o Envolvente Mundo das Artes”, busca-se desenvolver em nossos alunos algumas competências que estes trazem consigo, valorizando a auto-estima, o afeto, a integração e a expressão, com as diversas propostas realizadas.
O principal objetivo deste trabalho é estimular a valorização da cultura e da arte, despertando na criança a vontade de criar e recriar, experimentar, imaginar, sentir, vivenciar, e principalmente de se expressar através da arte.
Durante este ano realizamos várias propostas com o uso de materiais diversificados, merecendo destaque as seguintes atividades: brincando com fantasias, confecção de massas de modelar caseira, composição usando elementos da natureza, tintas com diferentes texturas,...
A partir do trabalho realizado “Observando as cores e suas transformações”, onde, através de uma experiência usando leite, corante e detergente, as crianças puderam perceber que através da mistura de algumas cores determinadas, surgem outras novas cores.
Dando seqüência a este trabalho, realizamos a leitura do livro “Vida e Obra de Vincent Van Gogh”, e nossas crianças demonstraram grande interesse por suas obras, que apresentavam muitas cores, e variações de tonalidades.
Observando este interesse, pensamos que seria interessante à visita à Fundação Iberê Camargo, para a apreciação de suas obras e também as do artista Jorge Guinle, que utilizava muitas cores em suas criações.
Enquanto observavam as obras de Jorge Guinle, ficaram impressionados com o tamanho das telas e com a variedade de cores e formas utilizadas por ele. Contemplando as obras, as crianças procuravam reconhecer nas manchas formas conhecidas, fizeram várias observações e comentários, acharam o trabalho deste artista parecido com o trabalho que haviam realizado.
Já, quando contemplaram as obras de Iberê Camargo, demonstraram interesse pelas figuras humanas e suas expressões, pelo acumulo de tinta que ele usava e principalmente pelo quadro no qual havia figuras que lembravam esqueletos.
Devemos oportunizar que a criança tenha contato com a arte, e por isso é importante começar desde cedo a levá-los a museus e espaços de exposições culturais, pois assim elas terão contato com aspectos da nossa cultura e de algumas manifestações artísticas.






Educadoras: Alexsandra e Samantha

Nenhum comentário: