quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O que os bebês fazem?

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTEIO
Secretaria Municipal de Educação e Esporte
Escola Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu
Av. Porto Alegre, s/nº Bairro Jardim Planalto – Esteio/RS
Fone/Fax: (051) 461.4246

MOSTRA DE TRABALHOS DO PRIMEIRO SEMESTRE COM BERÇÁRIO I DE 2009

Durante o primeiro semestre desenvolvemos vários temas como: Adaptando-se ao ambiente novo. Explorando o ambiente, e percebendo diferentes sensações. Temas transversais: Dia das mães. Semana do Meio Ambiente, Gincana Cultural e Festa Junina.
No início do ano letivo preparamos um ambiente aconchegante e acolhedor para os pais e principalmente pensando nos bebês que estavam tendo o primeiro contato com as educadoras. Por se constituir, muitas vezes, na primeira experiência de separação da mãe do seu bebê. Por isso, devemos estar preparadas para conhecer e valorizar está separação, ou seja, este processo que poderá ter implicações por toda a vida da criança.
A escola desenvolve as atividades através de tema gerador, sempre pensando nas necessidades e falas das crianças. Como os bebês ainda não têm falas montamos os temas através das observações e manifestações dos gestos.
Quando desenvolvemos o tema “Adaptando-se ao ambiente novo”. Levamos em conta o período de adaptação dos bebês na escola. . Nós educadoras precisamos estar preparadas, para que esses momentos sejam de total segurança, aconchego, afetividade e acolhimento para as crianças. Pois elas precisam sentir prazer em estar neste novo ambiente escolar.
Foram desenvolvidos os seguintes objetivos:
· Criar um ambiente de afeto e segurança;
· Acalentar, aconchegar, aninhar e estimular os bebês no processo de adaptação;
· Promover contatos com a linguagem oral e musical;
· Preparar as crianças para uma ação importante para o crescimento, desenvolvimento e o bem estar das crianças;
· Reconhecer sons e fisionomias dos bebês através dos diferentes tipos de choro;
· Estimular a coordenação motora ampla e fina e o corpo como um todo;
· Explorar materiais diversos realizando criações artísticas de texturas e sensações variadas;
· Estimular movimentos livres e o desenvolvimento do esquema corporal;

Exploramos as seguintes atividades:

· Recepcionar os bebês e responsáveis no ambiente alegre, através de músicas infantis e clássicas estimulando e desenvolvendo a sensibilização dos bebês;
· Apresentação do ambiente (sala) aos bebês e responsáveis;
· Estimulação através de sorrisos, beijos na frente do espelho, piscar os olhos.;
· Estimulação da coordenação motora, através de diferentes atividades lúdicas, batendo palmas, encorajá-las a descobrir suas mãos através de olhares;
· Realizar sons com chocalhos e móbiles suspensos em diversos espaços da sala;
· Movimentar objetos coloridos, de formas diferentes, de cores claras e escuras, na frente da criança, ou mantê-los suspensos;
· Usar garrafas coloridas, bolas, balões, bichinhos de borracha ou de plástico...- Sorrir e falar com a criança em tom agradável, enquanto a toca, movimenta ou a mantém no colo;
· Massagear o corpo da criança , durante as rotinas ou acariciando com as mãos seu rosto, barriga e os pés;
· Levar a criança a conhecer as diferentes dependências da escola através das visitas;
· Atividades de estimulação como: empurrar, arrastar, rastejar, engatinhar, esconder e caminhar;
· Explorar o tapete com fichas de texturas e sensações variadas como: lixa, plástico com bolhas, lantejoulas, EVA, botões, punção, papel celofane, algodão, caixa de ovos e isopor;
· Tapete com balões;
· Painel de texturas de cores coloridas e figuras diversificadas com tecidos.

Nas atividades utilizamos recursos variados para a estimulação dos bebês:

* CDS (variados); * Balões e bolas coloridas; *Espelho;*Colchonetes; * Brinquedos de borracha (bichinhos); * Brinquedos coloridos de tamanhos diferentes com sons variados; * Livros de histórias infantis; * Rádio; * Garrafas de plástico; * Objetos coloridos; * Tapete das sensações; * Tapete com balões; * Painel de texturas; * Móbiles; * Dedoches; * Casinha de faz de conta.

Avaliação:
A avaliação foi feita de forma contínua, através de observações e registros diários para o acompanhamento e desenvolvimento de cada bebê, bem como da prática docente das educadoras.
A comunicação com as famílias é feita através de registros diários nas agendas das crianças. Essa parceria com as famílias é de suma importância no desenvolvimento dos bebês desta faixa etária.

Conclusão:
Após o período de adaptação dos bebês, percebemos que os mesmos demonstravam prazer e alegria em estar no ambiente escolar. Os estímulos oferecidos através da proposta de trabalho e da rotina diária em vários momentos veio contribuir para o desenvolvimento dos bebês como exemplo o engatinhar, sentar, arrastar, rolar, caminhar sempre desafiando seus próprios limites
A parceria da família e apoio da escola foi significativo para a realização e sucesso deste
trabalho.

Nenhum comentário: